sexta-feira, 28 de setembro de 2012

A cobrança


                                    

A busca pela independência é intensa e quando se é novo é o único objetivo traçado.
O não querer depender de alguém escraviza o ser humano, elevando seu ego no máximo. E evitando amar segue sozinho com medo de criar raízes e crendo que pode atrasar seus planos.                        
Não sabemos como será nosso fim. Mas até onde tenho visto e na profissão que exerço, cada dia tenho uma surpresa.
E a todo instante meus neurônios ferve. Buscamos tanta liberdade, por momentos chegamos ao extremo.
Ter um olhar diferente sobre a vida é fácil, mas na correria e na pressa de chegar, passa despercebido o valor real, o discernimento do que realmente vale a pena.
O tempo passa e passa depressa, os vinte anos, os quarenta e... E a idade cobra tudo que fizemos ou deixamos de fazer.
Por mais que a vida tenha hoje a prorrogação da melhor idade, as limitações são visíveis e inegáveis.
A mente ainda lúcida quer e manda fazer muitas coisas, mas o corpo na maioria das vezes não colabora, até tenta, mas não consegue. E hoje também pude constatar, vi uma mente vazia e o corpo saudável. Deparei-me com uma moradia abalada.
Então fico a pensar o quanto perdemos tempo de viver com intensidade a beleza da vida, que geralmente está nas pequenas coisas e em gestos simples.
Infelizmente estamos em uma época em que a depressão e o stress estão em alta, e muito requisitados, é mais fácil se fechar as sete chaves ou mais, do que abrir o coração e receber o presente que chega a nossa porta.
Estamos habituados às etiquetas e tudo com data e hora marcada que não conseguimos acreditar que podemos ganhar algo sem ter que pagar por ele.
A cobrança dos nossos atos às vezes tarda, mas chega, em alguns casos chega com uma velocidade admirável. E não adianta tentar fugir, vai deparar com um beco sem saída e a consciência vai arder no arrependimento, vai estar diante dos fantasmas, mas que poderia ter evitado, quando teve oportunidade e força, por opção própria preferiu abandonar o barco e fugir.
Ter medo dos problemas, de não conseguir resolver tudo no seu tempo é normal, mas o erro fatal será sempre desistir sem ter tentado. E não é impondo sua vontade que conseguira sucesso.
Todos são livres para fazer suas escolhas e muitas vezes o amor resolve tudo, claro que nem tudo vem na hora exata. Mesmo com muito amor o ser humano está sujeito a cometer erros.

Nenhum comentário:

Postar um comentário