quarta-feira, 18 de abril de 2012

Carta aos adolescentes

A mãe carrega em seu ventre o filho por nove meses.Meses de alegria e expectativas. A criança, o filho, a benção!
Há mãe, que já carregou mais de vinte filhos em seu ventre, sempre os defendendo com unhas e dentes, mas nem sempre esses vinte foram por essa mãe.
Nos dias atuais os pais estão preferindo ter poucos filhos, para dar mais amor e conforto. E dão de tudo, até mais que o necessário. Ainda é possível encontrar filhos que dão valor e cuidam da própria mãe, é raro, mas existe.
Neste exato momento o que mais está sendo assustador, um pesadelo real, ver que tantas vidas geradas e criadas com tanto amor, estão matando, batendo, torturando aquela mulher que deixou de viver sua vida em prol da felicidade e realização de trazer ao mundo uma vida, um filho.
Uma mãe, após dar à luz, não tem mais sossego. Não dorme direito e também não se alimenta, e o pouco que come não a satisfaz. E muitas vezes são chamadas de tola por isso. Mas é por natureza que as mudanças ocorrem. Ouço desde criança que filho é um pedaço do coração da mãe que bate fora do peito. E isso é verídico.
Esta ‘carta aos adolescentes’ é necessária; ela também servirá aos filhos adultos e ingratos.
Todo ser humano passa por uma transição, fase de revoltas e insatisfações, mas a maioria ao invés de olhar para si e aprender a se conhecer, a fazer os reparos, não! A primeira culpada, condenada sem ir a júri, é a mãe. Será por quê?
As meninas vão saber o que é ser mãe quando der à luz, as que por um motivo ou outro for estéreo, vão saber do mesmo jeito. A dor da ausência falará por si só.
Os meninos, imagino sentir uma emoção única ao desmaiar na sala de espera e logo pegar no colo o fruto e constatar o poder que tem nas mãos de perpetuar sua espécie.
Aos adolescentes que têm coragem de sujar as mãos com o sangue da própria mãe e os filhos barbados que fazem tanto mal e chegam ao extremo da maldade interrompendo a vida do portal que os trouxe ao mundo com tanto amor não sabem o que é ser mãe, pois não tem escola para ensinar a ser mãe, então vão morrer mesmo sem saber onde está o erro.
Uma mãe, por mais defeito que tenha perante os olhos da sociedade, não merece a punição de ser assassinada pelo ser que ela gerou e recebeu com tanto amor. Uma mãe  jamais esquece um filho, muitas vezes até abre mão de criá-los devido suas condições financeiras. A maioria amamenta os mesmos variando de meses até anos. Sempre doando seu tempo.
Ultimamente, com tantas tragédias, fico a pensar que realmente têm coisas que não valem o sacrifício. As mães estão entre a cruz e a espada, amam demais e são incorrigíveis. E os filhos, o que mais querem? Carregar na consciência o peso e na mão as marcas do sangue que correm em suas veias? Assassinam o corpo, mas não rompem o cordão umbilical.
Nada fica impune. Sinto muita pena.

domingo, 8 de abril de 2012

Mestre da esperteza

Faz tudo pensando em levar vantagens
Cada gesto é premeditado
Coração vazio
Que a própria mãe sente pena e chora
É prepotente e calculista
Chega de mansinho igual escorpião
Passa por uma brecha despercebido
Causa o estrago
Deixa marcas

Natureza como sempre sábia
Cobrança chega sem piedade
Mestre da esperteza...
Em um beco sem saída grita:
Socorrooo!

sexta-feira, 6 de abril de 2012

Retroceder

Retroceder ás vezes é preciso
É melhor conscientizar e retornar
Por livre espontânea vontade
Que seguir arrogante e voltar
Como um gatinho miando
Ou acamado vegetando

A vida é cheia de surpresas
Ceder ou admitir o  equivoco
É bem melhor que sofrer
Por orgulho
O ser pensante pode ter intuição
Até mesmo sorte...
Mas prever o futuro e  assegurar
Que esta livre dos acidentes de percurso
Impossível

No entanto...
Retroceder e ser feliz
Ainda é melhor do que usar máscaras
Viver isolado, falido, solitário
Andando no carro da moda
Manter as aparências sem ter eira nem beira.

segunda-feira, 2 de abril de 2012

Estrela da manhã

Luz que ilumina
Alegria que chega
Raios lançados
Como flechas certeiras
Ânimo e coragem


Nasce sorridente
Abraçando o mundo
Clareando as ideias
Renovando a vida


Estrela da manhã
Hoje trazendo muito calor
Natureza sabia
Estrela linda!
Te recebo com amor