sábado, 12 de março de 2011

Araçatuba...Acabar, jamais



Não nasci em Araçatuba, mas é a cidade dos meus sonhos realizados; Dourados MS é minha terra natal. Tenho-a no coração, que apaixonou-se por Araçatuba, na primeira visita, há vinte e três anos. Constitui minha família, plantei muitas árvores e escrevi meu livro.Participei de várias coletâneas. Sou técnica de enfermagem e artesã. Tenho o necessário para ter uma vida digna.
Araçatuba é uma cidade dinâmica e acolhedora. Dinâmica porque é sede de uma região administrativa que tem na pecuária e na produção sucroalcoleira, a fonte mantenedora do seu progresso. Um comércio forte e dinâmico absorve grande quantidade de trabalhadores. É hoje uma cidade de escolas, oferecendo uma variedade de opções para uma classe estudantil que cresce a cada dia. É acolhedora porque possui um povo simpático, religioso e amigo. Dizem que quem bebe a água do rio Baguaçu, daqui não sai mais. Verdade ou mito aconteceu comigo.
Aqui estou com meu marido e dois filhos Mesmo com esta responsabilidade, permito-me pertencer a uma série de atividades intelectuais e recreativas. Em nenhuma cidade vi o que conheci aqui. Uma academia de letras que mantém um grupo de pessoas – grupo experimental da academia Araçatubense se letras - que gosta de literatura e faz de tudo para desenvolvê-lo, com assessoria integral. Tinha um dom, mas não a técnica. Passei a tê-la e hoje me sinto realizada, pois já participei de várias coletâneas do grupo e tenho a honra de pertencer à Ube – União Brasileira dos Escritores. Faço parte da Companhia de Folia de Reis, do coral Incantus e do Amigos da Seresta, sou membro da cia dos blogueiros. Então, não posso me queixar desta cidade. Aqui ainda desenvolvo uma atividade profissional, a de artesã. Com ela, julgo ter deixado o meu nome para a história, por ter participado da decoração da Casa do Artesão.Também decorei o altar da igreja do bairro Alvorada.
São tantas coisas...
Agora, como nem tudo são flores, sinto-me indignada com esta vil campanha, que só pode ter saído de uma mente doentia: Visite Araçatuba antes que acabe.
Os buracos que, na verdade, infestam as ruas da nossa cidade, são frutos circunstanciais; acontecem em todas as administrações. Se a gestão tem seus senões, também tem seus méritos. Nunca se fez tanto pela cultura da minha cidade. Mesmo que você demore em visitar-nos, pode estar certo: Araçatuba não vai acabar. Aqui tem muita gente boa que acredita na sua pujança, no seu dinamismo e na boa intenção de políticos honestos, que seguramente, os temos. Eu sou assim, defendo com unhas e dentes o que é meu e ... Araçatuba é minha.

2 comentários:

  1. Ana conheço Dourados! Cidade acolhedora e bonita.
    Sou de Araçatuba desde que me conheço por gente, gosto daqui, problemas circunstanciais são frutos de escolhas, mas isso é outro problema. Sinto-me orgulhoso pelas palavras de ânimo e positivas do texto, que bom que temos moradores,moradores só não, cidadãos (rs) engajados, querendo resgatar a imagem da nossa querida cidade, deixando os senôes e os talvez de lado!
    Grande Abraço!

    ResponderExcluir
  2. Obrigada pelo seu comentário Cidadão. Todas as cidades tem suas falhas...E se não chegam a perfeição é porque os próprios habitantes perdem tempo e dinheiro denegrindo,ao invés de investir ou lutar por melhoras. A imagem de Araçatuba por exemplo, na minha cabeça e coração é uma só, é uma cidade que tem potencial, pode tudo e pode mais, mas onde estão os filhos guerreiros? E os inteligentes que usam suas armas e forças contra seu próprio lar? Não tento resgatar a imagem da minha amada cidade, mesmo porque ela continua intacta. Quem está precisando de resgate é a maioria dos meus irmãos Araçatubenses, que só reclamam e abaixam a cabeça, esquecem ou não sabem que quase 200mil habitantes tem o poder nas mãos.

    ResponderExcluir