sexta-feira, 10 de setembro de 2010

Universo da Sabedoria



Quero registrar nestas linhas um lembrete
aos adultos que subestimam a inteligência das
crianças.
Ouvi esta frase da boca de um menino
de apenas dez anos, que chama-se Thales Eduardo.
Estávamos reunidos em uma lanchonete de jovens
acima de trinta anos e cada vez chegando mais,
até que chegou o nosso amigo Heitor Gomes, surpreso,
ao deparar com o menor. Fez cara de espanto e o cumprimentou:
-E ai brother?
Foi aí que o espertinho ,percebendo a
insegurança , o receio de falar algo indevido, o
nó na garganta do Heitor, respondeu:
-E aí, brother.?
Em seguida, ressaltou em alto e bom tom,
com firmeza na voz, de maneira que todos os
presentes ficaram boquiabertos. E aos que não
ouviram , Heitor, abismado, repassou:
-Não precisa limitar as palavras , porque aqui mora o
universo da sabedoria.
-O que você disse? O que significa isso?
-Vocês podem falar de tudo, até palavrão porque
já sei tudo.E não é porque eu sei que vou pronunciá-las.
Estudo e aprendo muitas coisas.
Inclusive, acho que sou muito mais adulto para a minha idade.
E continuou:
-Tenho consciência dos limites e das regras da sociedade;
aliás, algumas delas até desaprovo.
Mas o que posso fazer...Também tenho ciência que não
vou mudar o mundo, mas no meu mundo, quero fazer a
diferença.
Em outro momento, tive a oportunidade de
dialogar com o pré do pré adolescente, como ele mesmo se
denomina.
Fiquei perplexa com a mentalidade, com a
opinião , inteligência e determinação do garoto.
Porque nos dias atuais, ouço que com o acesso ao
computador, à tecnologia, muita informação
está causando pânico, fazendo lavagem cerebral.
Esse exemplo, prova , realmente, que cada
caso é um caso e vale lembrar que os dedos de uma mão não
são iguais.
Inteligência todos têm,capacidade de distinguir
o certo do errado, então nem se fala!
O nosso raciocínio vai além do que imaginamos, mas
às vezes,por medo, desistimos da caminhada.Ficamos
buscando culpados para a nossa insatisfação,
nossos fracassos por desistir dos sonhos, sem lutar.
Por esperar cair do céu, sentados e, para
variar, de braços cruzados.
Voltando ao destaque Thales Eduardo, de
apenas dez anos, é mesmo um exemplo vivo de esperança em
um mundo melhor. Ele ressaltou que não adianta
culpar ninguém: governos, se a cidade, o Estado ,
enfim, o povo , não colabora. Muitos falam
simultaneamente mas na hora de agirem, poucos são os
que aparecem.
Muitos queixam-se do desemprego, mas serviço
nunca falta e se não o procuram, governo algum
é culpado. Crise sempre existe mas o que não
existe mesmo, é coragem.
O ser humano deixa a ignorância e o preconceito falar mais alto.
Tem meios para ganhar o sustento, honestamente mas não se
sentem dignos de certas funções.
Bem, concordando e acrescentando: a falta de
iniciativa faz a diferença.Vivenciei uma situação
constrangedora à qual não respondi à altura.
Admirei o sossego de algumas pessoas, que as dez horas da manhã,
haviam acabado de levantar e já estavam sentadas na frente de
suas casas.
Disse-lhes:
-Que beleza!
Responderam-me ironicamente:
-Isso é para quem pode e não para quem quer.
Parei e disse:
-Esse poder eu não quero para mim. Prefiro ter conforto,
manter as minhas coisas, trabalhando.
Encerrei o assunto e logo percebi que a
mente estava estacionada, perdendo tempo de procurar melhorar.
O universo da sabedoria de Thales Eduardo...fala mesmo de tudo,
ele não é um gênio; apenas, esta ligado aos acontecimentos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário