quarta-feira, 23 de dezembro de 2020

Meu pai

Meu pai Joaquim dos Santos, não é nada difícil falar de ti meu herói, dolorida mesmo é a saudade, mesmo selecionando somente os melhores momentos com um pai amoroso, cuidadoso que teve a
coragem de pedir para Deus que o embarcasse primeiro que seus filhos confessou que não seria capaz de suportar a ausência permanente de um filho. Eu reconheço quão grande foi este amor, preferia abrir mão de muitas coisas para o bem dos filhos. Ele não gostou de ser filho único então teve a benção de formar uma família grande realizando seu sonho, e particularmente não me vejo sem meus irmãos, de treze gerados, dez foram criados saudáveis e perfeitos, depois de um tempo que fez sua viagem para junto de Deus, uma das minhas irmãs com apenas trinta anos foi atrás dele, claro que o lugar no voo está reservado, uma passagem ganha, um presente irrecusável, muitas lembranças boas e uma saudade imensa. Mas o tempo vai fechando a ferida que se abre pela surpresa de uma saída à francesa. Tão silenciosa que quando notada o desespero toma conta. Fica uma cicatriz que por mais que você queira esconde-la, não consegue.
Meu pai, ele sabia que o melhor conseguiu fazer por nós, belos exemplos, não bebia, fumou até meu irmão caçula completar doze anos, queria imita-lo, meu pai jogou o cigarro no chão pisou em cima e disse: Essa culpa não vou carregar. Meu pai, meu orgulho, nunca mais fumou, parou até com o café, e aproveitou o momento para orientar as filhas, cigarro não é bom para ninguém, é feio para o homem, imagina para mulher, e pelo amor de Deus, se mesmo eu dando exemplo o vicio pegar uma de vocês tem que ter condições para mantê-lo. A coisa mais feia que tem é a pessoa inventar moda e não dar conta. Palavras dele que guardo até hoje.
Pai mais de vinte anos já se passou, ainda estou tentando ficar bem, seu olhar já nos dizia tudo, não batia na gente, hoje eu tenho quarenta e nove anos, vejo gente da minha idade falando que apanharam muito, eu não sei o que é isto, também sou uma mãe que não bate, e fui abençoada com filhos educados.
Meu pai, eu sinto que de onde está continua cuidando de nós, vivo seguindo seus ensinamentos, não faço questão de acompanhar essa tal de modernidade, onde os valores estão sendo invertidos.

Pai, obrigada por tudo que fez, por brincar conosco, por colocar todos seus filhinhos sentados e descascar cana para nós e ainda cortar em pedacinhos para ficar fácil de chupar, e quando ia por um pedaço na boca nós já tínhamos acabado e ficávamos olhando para o senhor.
Tempo bom que não volta mais, ensinamentos que ficam, família é tudo de bom, e exemplos ainda é o caminho. Faça o que falo, faça o que eu faço.

terça-feira, 24 de novembro de 2020

Minha irmã- Minha filha

       


Recordando as lembranças, sinto ainda mais amor por aquela que sempre considerei como a uma filha, minha irmã caçula, a essência de uma infância tão longínqua, bonita e ao mesmo tempo cheia de tristezas. Enfrentamos uma época difícil, quando mamãe ficou muito tempo hospitalizada devido a um problema de saúde, que na época não compreendia o que era. Eu como a terceira das irmãs já possuía certa responsabilidade mesmo tendo pouca idade, um período em que a lei não era rigorosa ao atribuir funções aos filhos pequenos, porém sabemos que a influência da lei deveria ser para aquelas crianças maltratadas, abusadas, que corriam e ainda correm risco de vida diante de uma sociedade injusta e alienada, enfim... Era um tempo em que os pais encaminhavam seus filhos para a escola, sem precisar que o conselho tutelar viesse a interferir para que as crianças fossem para a escola mesmo sem vontade de estudar. Apesar de ver as crianças chorarem para lavar a louça, quando os pezinhos nem alcançavam a pia, acredito que a vivência naquela época havia mais pureza, respeito e o melhor de tudo: brincadeiras. - Ah! como brincávamos! diferente dos dias atuais, no qual os jovens tem tudo a seu dispor, mas não se contentam com nada, pois até para lavarem uma louça, causam o maior rebuliço, como se a cozinha fosse um campo de batalha.

Enquanto minhas irmãs garantiam suas roupas e calçados, eu cuidava das minhas irmãs menores, nas idas e vindas da minha mãe entre hospital e casa, se me lembro bem eu devia ter uns doze anos quando brotou em mim o amor que até hoje chamamos de incondicional, o amor de mãe. Talvez foi este amor que me amadureceu muito rápido, eu me comportava como se nada mais fosse importante do que ter minha irmãzinha em meus braços, graças a Deus nossa mãe melhorou e teve vida e saúde para nos criar e lutar por nós, até hoje com oitenta e quatro anos.

Minha irmã, minha filha, minha princesa, apesar de ter crescido, ainda é aquela criança que vive em minhas lembranças, dormia em meus braços, sempre foi e é meu xodozinho, não adianta negar o amor. Tenho uma família abençoada, vivemos o amor de irmãos, sete mulheres e três homens, somos amigos, mas é claro que temos afinidades e gostos muitos parecidos.

Minha filha de coração, a distância me levou para longe, mas somos muito unidas, não foi gerada no meu ventre, mas o sangue nos uniu de outra maneira, coisa de Deus, e de uma mãe que ensinou os irmãos a se amarem como devem, respeitando o espaço do outro e ajudando se for necessário.

Minha irmã, minha filha, eu sempre a amei tanto, mas tanto, que a ensinava a me chamar de mãe, eu entendia que não podia passar por cima do sofrimento da nossa mãe, então eu dizia: -Meu amorzinho, você tem duas mães tá?. Minha criança não questionou nada, apenas deixamos o amor fluir, e para não magoar minha mãe, eu falava que era apenas brincadeira de casinha, o que também era verdade. Entretanto dentro do meu coração, após ter tido meus filhos, ainda me sinto como se tivesse “gerado” minha primogênita.

Minha família não é rica financeiramente, mas com certeza fomos premiados no quesito chamado amor. O amor conduz cada um de nós, cada um trabalha suas imperfeições para não contrariar a rainha Mãe. Me declaro com frequência a essa irmã que amo tanto, eu te amo meu anjo, no registro do meu coração, você é minha filha.

Minha irmã, Rozana de Almeida dos Santos, minha filha, que a generosidade de Deus continue nos cobrindo com a benção do amor incondicional.

 

quarta-feira, 4 de novembro de 2020

Violência contra mulher


É impressionante ver que nos dias atuais com tanta informação, até lei foi criada em defesa da mulher e mesmo assim o número de casos de mulheres que sofrem com abusos violentos continuam aumentando.

A natureza é belíssima, o universo vive conspirando a favor do homem, e o mesmo insiste em não ver que a união da inteligência e da força pode formar um castelo de riquezas juntos, mas onde entra o complexo de inferioridade e a competição para ver quem ganha mais e quem manda na situação, o conflito está armado e muitos de maneira que o final sempre tende a piores ações, que terminam de maneiras cruéis e inacreditáveis. Ajustes que poderia ser realizado apenas com um simples gesto chamado bom senso. Mesmo porque talento nato não se compra, para quem não sabe, já nasce com o individuo.

Não é difícil resolver as coisas em harmonia, mas tem gente que desconhece até a paz interior, então já acostumado viver em um inferno constante, que não dá abertura para ter um convívio saudável.

A todo o momento encontram brechas para justificar os motivos de tanta violência, houve um tempo que as mulheres sofriam maus tratos por serem totalmente submissas e depender do sustento do homem, atualmente vemos que muitas mulheres que se tornaram independente de todas as formas, são agredidas e assassinadas talvez em maior número, a meu ver isso significa que de todo jeito vão achar motivos para tais crueldade.

Eu acredito que só uma lei mais severa e atuante pode diminuir ou acabar definitivamente com este tipo de violência.

Por outro lado a mulher tem que reagir denunciar, não retirar a queixa, e também não ceder às falsas promessas de mudança. A qualquer sinal de violência é preciso ficar atenta, prevenir-se antes de um mal maior.

Violência contra mulher, não adianta julgar as vitimas, mesmo porque quem tá de fora pode narrar várias versões da historia, mas somente quem vive sabe dos fatos como realmente acontece. Infelizmente tem gente de todo tipo, há quem sinta prazer em ver o outro sofrer, também há quem diga que tem mulher que gosta de sofrer, me poupe, a pior das mentiras, mas acredito que não é tão fácil sair de um relacionamento abusivo, mas se conseguir tem que ser muito mais forte para não retornar, pois o fim estamos vendo com frequência que não é dos melhores.

Violência contra mulher se defenda você também, mesmo machucada ainda há uma saída. Livre-se enquanto há tempo. Enquanto há vida há esperança, é preciso tomar muito cuidado e aprender a viver com um olho no peixe e o outro no gato.

 Mulher, criação divina de Deus, valorize-se!

quarta-feira, 30 de setembro de 2020

Pensão alimentícia

Um tema bem amplo, onde os filhos muitas vezes viram mercadorias, carta marcada, do tipo que se define perante um juiz, quanto é suficiente para se determinar o consumo diário ou mensal de alimentos, onde nunca é pensado que um filho não se cria com cinquenta reais, duzentos reais ou até mesmo com um salário mínimo.

Outro dia vi uma imagem de uma mulher caída e na legenda dizia que ela desmaiou porque o pai resolveu mandar a pensão em forma de alimentos, portanto ela não teria dinheiro para fazer unhas e cabelos. Fiquei surpresa com o tanto de pessoas que curtiram e gargalharam sobre a imagem, e mais ainda, gostaria de saber como alguém ainda tem a audácia de postar uma coisa dessas. Nos dias atuais a luta é grande para igualdade em todos os gêneros, e como é visto também, as diferenças no comportamento e reações de cada ser humano.

Generalizar é o maior erro que se pode cometer. Quando é proposta uma quantia em dinheiro para pagar a pensão alimentícia, muitos pais entendem que seu compromisso é apenas esse, nada, além disto. E eu por experiência própria nunca sofri com atraso no pagamento, nunca tive atrito de forma alguma. Mas acontece que parei para pensar, as crianças comem, e hoje não aceitam mais broto de abobora como era no meu tempo, ou quiabo com a baba que ajudava a bolinha de farinha com feijão descer. As crianças vestem, imagina, vai às lojas escolherem, se trouxer algo que elas não gostam dinheiro perdido, pois não vão usar nunca. Também estudam, raramente aproveitam tudo que ganham dos órgãos públicos.

Quando um filho se torna um homem honrado muitos vão querer serem os responsáveis. Mas se um filho der desgosto, só é culpa da mãe.

Também devo lembrar que fui privilegiada, apesar de não chegar perto da perfeição de Deus, consegui caminhar com fé. E deu tudo certo.

Pensão alimentícia entra no quesito da consciência de cada um, lembrando que nada fica impune, então julgue menos e faça mais. A semente que plantar nas crianças será os frutos que irá colher, claro que há exceções. Às vezes o joio testa o trigo. Não há escola para os pais, mas há para os filhos.

E quando um filho ouvir faça o que digo e não faça o que faço. 
Veja como oportunidade de não cometer o mesmo erro.

quinta-feira, 17 de setembro de 2020

Experiência de um divórcio

Realmente ainda impressiona como o ser humano tem prazer em cuidar da vida alheia, bom seria se fosse apenas para fazer o bem, mas infelizmente não é assim.

Nos dias atuais onde a luta continua intensa contra o preconceito em casos de gêneros sexuais, racismo, classe social. Notei que pouco se falam das mulheres divorciadas.

Graças a Deus a conquista pela independência financeira vale mais que o desprezo de uma sociedade que vive na hipocrisia. Já vi de perto a troca de casais, sentam na mesma mesa e os pés se entrelaçando, quando não, os encontros surgem até nos mercados disfarçando os fatos.

Outro detalhe é manter-se em um casamento de faixada, às vezes a desculpa são os filhos, há situações que optam para manter as aparências, manter o status e não dividir o patrimônio, e assim segue em um relacionamento aberto, o que não deve ser uma vida fácil, ainda mais quando escolhe pessoas que estão comprometidas em outro relacionamento e se apaixonam. Esse é um fato crucial no qual ninguém está livre.

Experiência de um divórcio, estar aparentemente livre não significa estar disponível e agir como uma prostituta, muitas vezes o tempo é usado com coisas mais importante do que apenas pensar que a vida se acaba por não ter um homem ao seu lado.

O divórcio é pecado segundo a Bíblia, mas ela também prega o amor e o final dos tempos no qual haveria muitas tragédias, uma delas é a estrutura familiar abalada, e a que mais exige a presença do amor sem julgamentos. Então é sabido que uma separação não é bem vinda aos olhos de Deus, mas também é comprovado que nem um pai suporta ver seus filhos em sofrimento, em um relacionamento abusivo.

Experiência de um divórcio, nunca faça por onde seus filhos cheguem a esse ponto, não queira carregar a culpa de destruir um lar. Que o divórcio seja usado apenas em um caso extremo, outra coisa faça uma análise na sua união, o que está faltando, e um detalhe fundamental, dizem que quando um não quer dois não brigam, será? Às vezes algumas coisas acontecem pela vulnerabilidade do ser humano, pois bem, cuidado com seus julgamentos, há situações que enquanto você fica na janela cuidando do que não é da sua conta, sua filha pode estar sofrendo abusos e guardando segredo, seu filho pode estar querendo um colo, e você está tão ocupada com quem não te pertence que você não vê.

Experiências de um divórcio não casaram para separar, mas se algo der errado, é preferível dormir com a consciência tranquila a dormir chorando com uma vida de mentira. Outra coisa, não fique atenta somente com o rebolado de uma mulher divorciada, com certeza ela vale mais do que isto. Olhe para as melhores amigas e amigos, mas olhe profundamente nos olhos de quem está ao seu lado e fez juras de amor eterno. Lembram? Na saúde e na doença, até que a morte os separe.

sexta-feira, 28 de agosto de 2020

Elizia a mãe das sete mulheres


Hoje aos oitenta e quatro anos, Elizia a mãe das sete mulheres, ainda esbanjando uma vitalidade invejável há muitos jovens, ela que gerou treze filhos, perdeu três recém-nascidos, criou dez filhos vivos, três homens e as sete mulheres. Elizia a rainha mãe que teve a coragem de lutar para educar seus filhos, foram várias as tentativas de tirarem algum dos braços dela, mesmo com tantas dificuldades ele não deu nenhum para adoção.

Os filhos homens são trabalhadores honestos, mas enquanto uns querem ter só homens para dar continuidade ao sobrenome, Elizia relata que Deus foi muito generoso com ela. A mãe das sete mulheres se sente honrada pelas suas crias, hoje que ela tem mais tempo, senta para comtemplar o sol e o céu, agradece a Deus por todas as bênçãos recebidas. Deus recolheu uma das sete filhas com apenas trinta anos de idade, na época a rainha ficou arrasada, mas com tempo compreendeu o amor de Deus, não esquece seu pedacinho que viajou, mas sabe que está em boas mãos, viveu intensamente esses poucos anos, e a vida segue com muitas lembranças boas.

Elizia a mãe das sete mulheres orgulhosa de cada sementinha que vingou, as professoras, as enfermeiras, todas tem mais de uma profissão, claro sempre tem uma que se identificam mais, mas não correm de serviço, não fogem da raia. Não tem como rotular quem faz mais ou menos coisas, as guerreiras parecem formiguinhas se preparando para o inverno.

A mãe é ela, Elizia se esbalda de felicidade, têm uma estrelinha no céu, e seis guardiãs na terra, todas de antenas ligadas, para qualquer emergência e para correr para o abraço.

Há momentos que todos não conseguem acreditar que toda a tempestade passou e todos sobreviveram. O rei faleceu aos cinquenta e seis anos, ele pediu para ser resgatado antes dos seus filhos, pois ele não aguentaria, suas preces foram ouvidas. Ele realmente não aguentaria a dor de ver um filho partir. Elizia resistiu, porém com seu coraçãozinho partido se apega com Deus, porque ela afirma que tudo tem seu tempo certo.

Elizia a mãe das sete mulheres, colocava cinco para dormir na mesma cama, não beijava nosso rosto, não contava historia, mas nos cobria com muito carinho e grande preocupação para não passar frio, a caçula dormia com ela, a mais velha tinha ido fazer companhia para vovó paterna.

Elizia que não parava um minuto, Deus a recompensou com a saúde, não ficou rica, mas ajudou seu companheiro criar seus filhos com dignidade, ainda atendia as crianças do vizinho pedindo comida na sua janela, meia noite e não conseguiam dormir com fome. A intuição dela já a deixava prevenida, quando era questionada por fazer tanta comida, ela dizia que não gostava de fazer pouco.

Enfim, Elizia segue com muito orgulho, as sete filhas carrega a genética infalível, trabalho, ânimo, coragem. Não podem negar a essência de Elizia que aos oitenta e quatro anos ainda frequenta o baile da terceira idade com seu companheiro quinze anos mais novo do que ela. E ainda faz um franguinho caipira que a gente não sabe se come chorando ou rezando de tão gostoso.

Elizia Rodriguês de Almeida, a mãe das sete mulheres e três homens, Eram treze filhos no total. Depois veio vinte netos e até o momento dezesseis bisnetos. É alegria para mais de metro, muita historia para contar.

Herdeiros do céu


É incrível a trajetória do ser humano, às vezes mesmo não merecendo não tem noção da riqueza na qual tem direito. Usufrui das belezas naturais terrestres e não tem um pingo de zelo. Mesmo assim ainda está escrito no testamento que se até o ultimo momento se arrepender, gozará o paraíso junto ao Pai que nunca abandona seu filho.

Herdeiros do céu deixa o amor entrar e conduzir sua vida, aqui na terra é como se fosse um estagio, uma provação para o coração, não era para ser assim, mas o homem não para de competir com Deus. O Pai não quer que seus filhos parem no tempo, mas já foi comprovada a necessidade dos limites. Infelizmente a rebeldia cega e corta os freios.

A vida poderia ser maravilhosa o tempo todo, mas a insatisfação com a tranquilidade faz o homem procurar sarna para se coçar, e depois tenta fugir do perigo, onde muitas vezes não encontra saída.

Herdeiros do céu, não perdem o direito por ter defeitos ou limitações. O segredo é confiar, seguir mesmo com medo, pois não está sozinho, a luta pode ser grande, mas vai se deparar com a magia do universo, que suavemente vai te mostrar que tudo é possível, se houver a perspectiva de dar o primeiro passo.

A vida não é só tristeza, se estiver muito difícil à caminhada, olhe para o céu e lembre-se que você também é um dos herdeiros, não importa o que aconteça não se perca, não mergulhe no mar de lamas, não queira se queimar na fogueira.

Não é fácil querer ser apenas a boazinha da historia, mas não se deixe corromper, não precisa provar nada para este mundo. Tem alguém mais importante que até hoje canta para você dormir e vela seu sono, ao amanhecer é o primeiro a ver seus olhos abrirem, e sussurra ao seu ouvido: Vai em frente, que sua passagem ainda está em análise.

Herdeiros do céu, nem sempre tem o domínio, muitas vezes até perde as forças neste mundo, mas não significa que perdeu a guerra. É uma luta constante, mas é preciso manter o foco e ter sempre em mente, tudo tem seu tempo, e você também tem escolha, se perceber que alguma coisa não está de acordo, reflita, pode recuar ou mudar o curso. Não adianta querer construir um castelo sozinho, por isso é extremamente necessário avaliar quem você deixa entrar na sua vida, de repente vem como joio no trigo. Cautela sempre. Um minuto de bobeira, estrutura abalada. Não desanime, erga a cabeça e siga.

Não é sempre que as coisas dependem da gente para funcionarem bem, mas é preciso se conscientizar que nunca vamos ter o controle de tudo.

Herdeiros do céu mesmo em meio às tribulações veja sempre uma luz no fim do túnel.

Recomece, mas, por favor, não desista jamais.

 

 

 

terça-feira, 7 de julho de 2020

O sangue que nos une


Como é possível que nos dias atuais ainda nos deparamos com tanta ignorância, chamo assim porque as vezes não sei que nome dar a certas atitudes.
Fico me questionando e infelizmente não consigo compreender, enfim, não encontro uma resposta cabível.
Por que será que a cor da pele incomoda tanto?
O sangue que nos une isso sim é um fator que deveria ser o assunto de reflexão e o ponto final para esse tal de preconceito e discriminação.
E quando você luta desesperadamente pela sua vida ou de um ente querido, nesse momento, grita, esperneia, por um tempo fica muda. Alguns precisam passar pela experiência de ver seus pequenos filhos entre a vida e a morte, para então perceber que é chegado o momento de esperar por um milagre. A necessidade de receber bolsas de sangue, tipo raro que muitas vezes nenhum familiar é compatível. Então muitas vezes não saberá de onde veio o milagre. Em outros casos a divindade faz questão de apresentar o doador.
Quando a dor bate a sua porta, mesmo não querendo abaixar o topete, não resta outra saída, as crianças foram salvas, lagrimas rolaram, e o médico pergunta: Querem conhecer o doador? Já que não havia sangue compatível no estoque, e o termo de autorização foi assinado por vocês, para fazermos o necessário, fizemos.
Então, como conseguiu? Onde? Quem?
Venham comigo, no quarto de recuperação estava um rapaz de pele escura, cabelos crespos, estava ali de repouso, pois tinha acabado de fazer dezoito anos, e ficou muito emocionado em poder salvar aquelas criancinhas. Quando a família se aproximou perceberam de imediato, mesmo em meio a tanta emoção, já conhecia aquele moço, era o mesmo que eles negaram uma vaga de trabalho na sua empresa, porque ali não encaixava a pele dele. Como ele chegou ali? Coisas de Deus!
O sangue que nos une, uniram pessoas afrodescendentes, brancas, índios, mestiços, japoneses, entre outras.
Agora, a parte mais linda que pude notar no decorrer da minha caminhada é que existe apenas uma raça, na qual chamamos de raça humana, quem classificou e separou as pessoas foi o próprio homem.
O sangue que nos une é vermelho, indiferente da cor da sua pele. Fico me perguntando o porquê de tanta frescura. O corpo humano é formado pelos mesmos órgãos, mas a arrogância esta cegando a humanidade. Infelizmente em um país como o Brasil, rico em belezas naturais, foi preciso criar leis para homens respeitarem homens.
Deixem de olhar um pouco para o próprio umbigo e tente ver as atitudes, o coração, além de fixar seu olhar apenas no que te convém.
O sangue que nos une é vermelho, e Deus fez tudo perfeito, que às vezes até seu tipo sanguíneo só é compatível com quem menos você desejaria. Espero que entenda.

 

 



quinta-feira, 2 de julho de 2020

A porta se fecha


 A oportunidade de mudança, de crescimento espiritual, de valorizar as coisas que consideram pequenas. Tudo no mundo se acaba.
A porta se fecha, o tempo passa e se aproveitar ou deixar-se perder. Chegará o momento, tudo será  tarde.
O fim chegará para todos, e essa é a única certeza do ser humano. Não importa se as riquezas que possuem hoje caíram do céu, ou do suor do seu rosto.
É verídico que há tesouros únicos que o dinheiro não compra. E muitas vezes o bem mais precioso é desprezado por se deixar dominar pelo orgulho.
A porta se fecha, chegou a hora do acerto de contas, não vai limpar suas fezes com seu dinheiro. Pode se adequar no melhor lugar, ter os melhores cuidados, mas a dor é intransferível. Tudo depende da semente que plantou, se cuidou com amor e humildade, não estará livre de provações, mas terá uma legião de anjos em sua volta conspirando ao seu favor, garantindo o alívio e o livramento.
A porta se fecha para ricos e pobres, nada ficará impune. O orgulho, o egoísmo e outros sentimentos que causam interferência no crescimento espiritual, esses e outros não escolhem classe social.
É preciso ficar atento, a porta se fecha, não há brecha, não há jeitinho de povo algum.
Muitas vezes cometemos o erro de esquecer o que é mais importante, por mais que sabemos o que realmente nos mantém vivos, mesmo após a travessia, ainda assim, sempre confiamos e apostamos na incerteza. Não vivemos enganados, não importa de que maneira, estamos cientes que podemos adormecer e não acordar, milhares de vezes ouvimos para não dormir sem dar ou pedir perdão.
A porta se fecha, e aí? Como está seu coração? Como você se define? Não adianta pedir para o colega te descrever, ele pode mentir, e você pode acreditar nessa mentira, mas e você? Como você se vê? Você acredita que está preparado para encarar o recebimento da fatura com a consciência tranquila?
Todos nós ouvimos uma voz, uns chamam de intuição, mas nem sempre fazemos uso, às vezes queremos desafiar o desconhecido. Mas infelizmente muitas vezes a porta se fecha e é impossível retornar.
A porta se fecha, não tem mais como escapar, a teimosia superou o domínio do pensamento, não questionou a razão e emoção, então agora não adianta chorar. Plantar é escolha, colher é obrigação.
A porta se fecha em algumas situações de uma maneira lenta, dando chance para que haja uma transformação, mas há ossos duros de roer, mesmo morrendo e se acabando em carne viva, não se redime. Mas também há casos que foi feito o pedido de perdão e aceito, em questão de segundos, ouve-se a porta fechar com delicadeza.

quinta-feira, 18 de junho de 2020

Por um pedaço de pão


 Por faltar à comida, eu já vi muito pai de família, desesperado, não encontrava trabalho, não tinha meios para plantar, mas não desistiu de Deus, ensinava as crianças a agradecer mesmo pelo que não tinham. Por um pedaço de pão, Deus fez morada. Alguns irmãos perderam os valores e não dividiam, ainda zombavam da necessidade alheia.
Mas a justiça divina é feita. A fome está matando os pobres de fome, e nem todo rico é ruim, mas está escrito que é mais fácil um camelo passar em uma agulha, do que um rico entrar no reino dos céus, mesmo que o ouro seja ganhando com seu suor, não se ganha o céu fazendo apenas obras, mas é a evolução do espirito que conta, não adianta fazer algo para constar no status social, ou para manter as aparências de bonzinho.
Por um pedaço de pão, o mundo inteiro vai se igualar na visão de Deus.
Podemos se redimir e pedir a cura de algumas pestes, de algumas patologias, mas é Deus que dá o ponto final. Ele criou o homem, deu o livre arbítrio e o dotou de inteligência, para ser usada a favor do seu semelhante não ao contrário.
Por um pedaço de pão, o ser humano honesto não está pedindo esmola, quer o mínimo de dignidade para sustentar sua família. Só que o homem para contrariar, insiste em acumular tesouros que não levarão no caixão.
As doenças que surgem, vem para mostrar que somos feitos de carne e osso, que retornará ao pó de onde veio.




Por um pedaço de pão, que falta na mesa de muita gente, morreu mais uma criança, mas isso nos dias atuais não se conta mais. A maioria da população está com medo de ficar doente, mas evitam ver a realidade de um povo carente, crianças que no olhar mostra o pedido de socorro. E o que fazem? Alguns correm do odor. E outros acham que a situação chegou a esse ponto porque a família é toda vagabunda, não gostam de trabalhar.
Vai nessa onda, o homem criou a desigualdade social. E não querem que o povo chegue ao menos a uma condição melhor de conforto. Quando pensa que está alcançando o básico da dignidade vem uma caravana e leva a esperança de todos embora.
Mas existe um adendo, o homem pensa que é dono do mundo, mas não é. Pensa que é dono da vida, mais um ledo engano. Talvez até acredite que com dinheiro pode comprar a morte, coitado. Melhor aceitar para sofrer menos.
Por um pedaço de pão, eu peço a Deus que cure este mundo, receba a cura irmão, evolua seu espirito, esqueça o que passou, e divida o pedaço do seu pão. Não queira para o outro o que não quer para você.
Por um pedaço de pão, as crianças estão morrendo todos os dias. E hoje você está preocupado com o que mesmo?

O sonho da Poetisa dos Sonhos

Essa noite eu tive um sonho, no qual me trouxe paz, a ordem é para eu refletir e compartilhar, então assim estou fazendo. Sonhei que praga nenhuma vai chegar a sua tenda, eu creio. Alerta, não brinque com as coisas do mundo, creia mais em Deus. Não perca tempo julgando seu irmão. Não abra sua boca para falar do que não sabe. Quantas pessoas você já ajudou em tempos difíceis? Ajudar seus filhos e parentes é fácil, mas a prova de amor está além disso. O mal maior está sendo disseminado mesmo dentro de casa, e mesmo com máscaras. O mundo está brincando com Deus, uns até acham que ele não existe, mas quando a fera se aproxima, o medo domina.
 Não maltrate os animais, a pureza deles pode te livrar de muitos males. O ser humano gosta de procurar os defeitos, exaltar tragédias. Enquanto isso a beleza da vida fica em segundo plano. Quando surge uma ameaça, aí o calo aperta no sapato, então vem à dor.
O sonho da Poetisa dos Sonhos, que a fez parar para transmitir essa mensagem: Quem tiver acesso, preste bastante atenção, não são só obras que te levarão ao céu, você não tem poder para saber as necessidades do outro, a menos que deixe de lado o orgulho e pergunte, mas será que tem tempo? Será que está disposto a olhar além do próprio umbigo.
Sua historia já está escrita, só Deus te conhece verdadeiramente, e você tem oportunidade de fazer a diferença a todo o momento. Mas muitas são desperdiçadas.
O sonho diz: Vem aqui, por favor. Muitas coisas estão acontecendo, não é para você morrer de medo, veja as coisas por outro ângulo. Não adianta esconder embaixo da cama, ou ficar no sol o tempo todo, ou na beira da churrasqueira, por causa do calor. Pode andar pelas ruas tomando banho de sabão líquido, ou álcool gel. Será que adianta esconder? Não e não. É preciso se cuidar sim, é preciso ouvir os médicos que vejo como os mensageiros de Deus. O mais importante é você ter consciência que independe de sua fé ou crença, existe um Deus, que é por mim e por você.
Há muito tempo vem acontecendo coisas que entristecem o coração de Deus, muitos estão perdendo a fé Nele, mas estão errados. Enquanto se afastarem do que entendemos ser correto, mais o sofrimento prevalecerá. E vai aparecer um abelhudo e se perguntar: O que será que ela acha que é correto? As leis de Deus são claras e simples, leiam os dez mandamentos. Quando deixou de ser respeitado, o mundo começou virar de ponta cabeça.
O sonho da Poetisa dos Sonhos foi real, então uma força maior tomou conta de mim, missão cumprida. Estou liberada.



terça-feira, 16 de junho de 2020

É preciso pescar diferente


É visto a grandeza do mar, a imensidão dos rios, e mais notável ainda é a generosidade de Deus, que até nas pequenas lagoas se encontra o alimento necessário para sobrevivência.
Mas o homem se transformou de um jeito inexplicável, tão egoísta, tão ganancioso que a natureza de certa forma se revoltou, não por maldade, mas por não reconhecer tanta individualidade. 
Tudo que colhiam e se fartavam de graça, começaram um comércio injusto.
O amor virou um tesouro perdido, quem tiver a sorte de encontrar segure, cuide, valorize.
É preciso pescar diferente, você não pode imaginar o quanto uma atitude pode mudar a rota e amenizar a caminhada.
Respeitar a fé, as crenças do outro já é um começo.
Fico observando as lutas de pessoas para acabar com preconceito, racial e social, lutam para provar que muita coisa apresentada é arte, igualdade de gênero, etc.
 Assim me coloco a refletir, e me entristeço, para mim, raça só existe a humana, desigualdade social, essa foi disseminada ferozmente pelo homem, que acha que quanto mais rico financeiramente, é ter um lugar reservado no céu, esquece que primeiro vai ganhar uma casinha de madeira e morar trancafiado, naquele deserto. Quanto à arte que estão tentando enfiar goela abaixo nas pessoas, e afirmando que há leis que defende a liberdade de expressão. Quanto à igualdade de gênero, desde que o mundo existe, já era notado as diferenças nas pessoas quanto ao desejo sexual, mas nem por isso houve a necessidade de tanta exposição.
É preciso pescar diferente, evoluir não significa destruir a raiz original. Muitos não souberam usufruir da liberdade. Muitas coisas boas aconteceram, não dá para negar. Mas a mulher lutou tanto pela igualdade, e os filhos hoje ficam aos cuidados de quem? Logo a inversão de valores surgiu a todo vapor. Não culpo a mulher, apenas estou pegando como exemplo. Do que adianta hoje, ter bens materiais, status, e não ter o principal que é o amor, e uma família em harmonia. O divórcio também tem seu ponto positivo, mais vejam o quanto zerou a tolerância na vida a dois.
É preciso pescar diferente, é bíblico que muitas coisas ainda estão por vir, mas tudo pode ser melhor, se todos procurar andar pelo menos um terço do que Jesus andou.
Claro que não dá para retroceder e apagar tudo que já foi feito, mas é possível mudar  enquanto há vida, reconhecer que é pecador, pedir perdão e recomeçar.
A pureza da criança está se esvaindo, pela imposição de coisas a frente do seu tempo, eu fui criança, e é uma pena que hoje todo cuidado para protegê-las é visto como preconceito.
É preciso pescar diferente, e agora desejo boa sorte a todos, e sucesso na pescaria de vocês. Há um barco na praia esperando por você, faça a diferença. Pare e perceba que desafiar Deus, não é uma boa ideia.

quinta-feira, 4 de junho de 2020

O pior cego


  Fácil julgar quando não viveu a realidade do outro, muito me admira pessoas tão instruídas julgando o presidente pelo seu vocabulário e fazendo o mesmo rotulando as pessoas de sua cidade, do seu país, de gados, de jumentos, de burros, de palhaços, e outras coisas mais.
Olha aqui donos da verdade, primeiro que tem gados valiosos e se querem chamar as pessoas de gado porque comem capim, pior é você que pode comer o melhor banquete, seu odor será fétido.

O jumento é famoso por sua grande resistência e pode ser encontrado em praticamente todo o planeta, exceto em regiões mais frias.



“Os burros e as mulas têm como característica principal a forte personalidade. São animais que exigem muita perseverança e um trabalho específico para serem domados”.



O palhaço é lírico, inocente, ingênuo, angelical e frágil. O palhaço não interpreta, ele simplesmente é. Ele não é um personagem, ele é o próprio ator expondo-se, mostrando sua ingenuidade. Na busca desse estado, o ator não busca construir um personagem, mas sim encontrar essas energias próprias, tentando transformá-las em seu corpo. Portanto, cada ator desenvolve esse estado pessoal, de palhaço, com características particulares e individuais.
O pior cego é aquele que não quer ver, coitado vai pagar o preço daquela conta que chega inevitavelmente.
Quanto à necessidade da abertura do comércio, não é só para encher os bolsos dos empresários, afinal sem eles onde estariam os trabalhadores? Na lavoura talvez. Mas onde e como vender os produtos? Hum! Voltando ao passado, onde muitos deram seu sangue para esse progresso. E sobre a importância de ficar ou sair de casa nesse momento, pânico, medos e incertezas. Mas você que acha que todos que estão na rua são sem necessidade, já que tem tempo, corre atrás e pergunta o porquê está fora de casa. Pense também que horário reduzido de abertura e a pressa de honrar suas dividas. Ou até mesmo quem precisa comprar agasalhos para as crianças que o tempo todo perde roupas.
É evidente que muito já foi falado sobre os riscos, dos cuidados que se deve ter a todo o momento.
Mas este texto em especial é para quem esteja usando seu tempo para olhar as ações dos outros, você que é a favor do fica em casa, em quantas casas você já ligou e perguntou se estava tudo bem, ou se estava precisando de algo.
Eu que trabalho, ando com minhas pernas, tenho voz ativa e tenho acesso a internet, até na minha lista de amigos meus bons dias diminuíram, será que por medo do vírus passar pelo aparelho celular?
O pior cego é aquele que não quer ver, pega no pé dos trabalhadores, e está fazendo o quê para os políticos comparecerem como devem? Cadê os vereadores que representam sua cidade? Eles já abriram mão de parte dos seus salários para ajudar quem precisa?
E falar de pessoas que estão se colocando a disposição para ajudar até mesmo quem não conhecem. Para isso seu tempo não sobra.

sexta-feira, 29 de maio de 2020

O toque extraordinário



Tem coisas que acontecem na vida que leva tempo para perceber. Quando tudo vem à tona, pega muita gente de surpresa. Muitos não tomam posse da herança, por não acreditar merecer.
O toque extraordinário surge como um alerta, uma movimentação do universo para despertar aqueles que estão dormindo. Alguns vão se surpreender, cair no mar e retornar preparados para lutar contra coisas imprevisíveis e com uma genética obscura. No entanto haverá uma cota que vai preferir optar pelo fim e aceitam fechar os olhos e assinam sua sentença em meio à escuridão permanente.
É preciso ter coragem para viver, alguns já nascem com tanta gula de enfrentar o mundo, que é como se se estivessem prontos para guerra, preparados para agir de imediato a qualquer situação que se apresenta. Outros precisam de treinamento contínuo, hora reagem e seguem sozinhos, mas nem sempre o equilíbrio perdura, onde há necessidade de recuar, recomeçar ou simplesmente desistir.
O toque extraordinário chega de uma maneira silenciosa, é preciso se atentar para sentir e decifrar os sinais, orientações que vão ajudar nas escolhas, apesar de que cada uma terá um entendimento diferenciado, com exceções que se deparam no mesmo ponto, na mesma árvore e segurando o mesmo galho, então é visível que terão companhia para conclusão de tudo aquilo que for aparecendo e se impondo.
O toque extraordinário mostra que fazemos parte de um universo que de alguma forma tenta conspirar ao nosso favor. Mas por muitas vezes a neblina embaça nossas vistas e o barulho do vento podem confundir nossas mentes.
Mesmo com tantas imperfeições humanas, as oportunidades de reparos são imensas. Coisas que acontecem que também provam que é preciso levantar e dar o primeiro passo, com o sem ajuda, abram os olhos e cada um no seu ritmo tem que seguir.
Infelizmente quando o toque extraordinário for ignorado, derrotado será quem recusou sentir, não adianta fugir do destino. O que está escrito ou reservado especialmente para você, só não será concluído, se pegar atalhos e ter a ousadia de cessar a caminhada desligando o núcleo com as próprias mãos, entristecendo o Dono da Criação. Aquele que te moldou com tanto zelo.
É preciso tirar um tempo e prestar um pouco mais de atenção, a sua cruz pode não ser tão pesada quanto aparenta. Alguém até nisso foi generoso.
O toque extraordinário traz um charme e até um pouco de mistério. Por mais que esteja cansada de perder, não se feche, fale de amor e seja feliz, mesmo que o mundo pareça ser demais, não se esconda da vida.

quarta-feira, 27 de maio de 2020

Livre arbítrio



Espero que todo humano saiba realmente o significado de se ter o livre arbítrio.
Eu também na minha humilde existência gostaria que nenhum ser perdesse esse direito.
Uma herança tão valiosa que pode ser revogada diante das leis dos homens. Muitas vezes uma atitude desnecessária.
É preciso saber agradecer a liberdade de ir e vir, e de escolher sua maneira de conduzir seus hábitos e costumes.
Não é permitido invadir a privacidade alheia desde que não esteja prejudicando o semelhante.
O mundo está cheio de várias raças e classes, as quais propagaram suas comidas típicas e suas vestes.
Livre arbítrio, não abra mão dele.
O mundo está cheio de controversas, até cheguei a pensar que os homens querem ser adorados como um deus. Querem afrontar o verdadeiro e único Deus. Talvez por isso estejam tentando causar o caos no mundo.
Por muitas vezes dizemos que não há quem explica Deus. De repente analisando os fatos, se faz necessária explicação. Pois várias vezes fomos orientados quanto ao livre arbítrio que foi nos dado como um prêmio, porém com uma ressalva quanto ao uso, suas escolhas e consequências.
Pensando na ordem natural da coisa, no nascer, envelhecer e morrer. Vivemos sem se preocupar com a única certeza que temos de onde viemos e para onde vamos. O nascer e o retorno ao pó de mãos vazias, assim como chegou partirá.
Há várias razões para se refletir, antes que o tesouro da liberdade caia nas garras da maldade. Chegará um momento que os guerreiros vão ter que acordar e recuperar as rédeas, ou optar por ficar na janela vendo a banda passar.
Infelizmente por uma questão ou outra, já é possível constatar o quão fácil está sendo abrir mão do livre arbítrio. Ainda não consegui sentir a imensidão de tanto desespero, essa correria às vezes silenciosa, às vezes tumultuada, a troco de uma incerteza, na qual não se obtém nada.
Um medo que provém tanto sofrimento, tanta dor. E no final de tudo, uns morrem afogados, outros enforcados, e outra parte provando o próprio veneno.
Livre arbítrio te permite navegar quantos mares quiser, não queira morrer, sem antes tentar. A vida pode não estar tão boa. Mas se tiver que acontecer, solte as correntes, caminhe para frente. Se preferir ir embora vá. Mas não deixe de buscar razões para viver. Não permita ser prisioneiro de um sistema que muitas vezes anda ao contrário do que dita.
É maravilhosa a sensação de dever cumprido, livre arbítrio desfrutado com sucesso, com senso de justiça, e consciência tranquila. Feliz o homem que consegue chegar nesse patamar. Dando e recebendo tudo na medida exata. Lembre-se: Você pode fazer a diferença. Se quiser!

segunda-feira, 25 de maio de 2020

A constatação


 Antes tarde do que nunca, infelizmente depois de tantos anos sendo advertida por uma amiga, me sinto na obrigação de compartilhar o quanto foi difícil para eu admitir a constatação de que ela sempre teve razão quanto à felicidade ser divulgada.
Cada um tem o direito de pensar como quiser, e eu pensava que estar feliz e gritar para o mundo inteiro só trariam bons feitos, eu custei crer que a maldade podia fazer tanto mal.
Eu sempre fui muito sonhadora, nunca fui ambiciosa a ponto de querer algo que não me pertencia, mas claro que sempre lutei para ter o suficiente para viver com dignidade.
Sabe o ditado que uma andorinha sozinha não faz verão? Pode até não fazer por toda a estação. Mas uma única pessoa feliz em grupo pode incomodar muito.
É com tristeza que sou obrigada a me retratar e dizer que a felicidade não dá para ser escondida atrás de uma máscara, mas deve ser mantida em segredo até a finalização dos objetivos em andamento.
Infelizmente estamos em um tempo que o individualismo está ganhando do companheirismo. Uma era que não quer entender que a união vai fazer a diferença sempre. É bíblico que os humilhados serão exaltados. É triste, mas é verdade, eu tenho sofrido muito, não me adaptei ainda a essa realidade, apesar da constatação que minha amiga sempre teve razão.
 Como vou fingir ou esconder que estou plenamente satisfeita.


Meu sorriso me condena. Muitas vezes mediante a negatividade abaixo a cabeça, mas alguns insetos perseguem e até conseguem conspirar, forjam provas, e pior, acham pessoas da mesma índole que acreditam.
A constatação de que a felicidade não pode ser divulgada me ensinou vigiar e orar mais pelo mundo, não sabemos de onde pode vir à punhalada.
Quando acreditamos que há regras e alguém poderia zelar por nós, temos que certificar se isso realmente procede. Cometi um ledo engano.
Infelizmente tem gente para tudo neste mundo, vou morrer sem entender tanta maldade. Onde sabemos que o prêmio e o castigo deveriam ser igualmente distribuídos. 
Sou obrigada a viver lutando para conter minhas emoções, meu corpo dói, minha alma chora, já entendi que não vou mudar o mundo, mas é de sangrar meu coração ver injustiças e calar minha boca. Ficar feliz e ter que sufocar a alegria, ainda bem que o universo de certa maneira, veio me ajudar e trouxe a tona o uso de máscaras, mesmo assim está difícil. Eu confesso que não sei como tem gente que consegue usar máscaras invisíveis continuamente.
A constatação de um fato comprovado me deixou em alerta, porém, não estou conseguindo aprisionar-me.

O grande passo


É maravilhoso chegar a uma etapa da vida, onde você se depara no auge da realização pessoal.
O grande passo foi necessário ser dado com certa urgência. Em meio à tempestade, e o tempo de raciocinar foi negado. Porém é preciso dominar o medo das coisas novas, ou daquilo que nós consideramos invisível. Às vezes o ser humano corre tanto que não percebe o que há nos arredores.
É certo que a pressa é inimiga da perfeição, do mesmo modo que Deus ajuda quem cedo madruga. É possível ocorrer uma confusão nos pensamentos e a incerteza do ir ou ficar.
Mas quando se deparar com a conquista inesperada de um tesouro que adquiriu, lutando muito. Então haverá o confronto de um eu humano com o eu espiritual, cada um com sua parte, de mãos dadas segurando o troféu.
O grande passo, um exemplo que mostra que tudo é possível acontecer com ou sem medo. Mas é imprescindível o tentar.
Não importa qual seja seu objetivo, por mais que algumas coisas pedem cautela, em uma distração, logo o resultado aparece.
Querendo ou não a vida nos oferece momentos bons e ruins, cabendo cada um desfrutar de tudo como acha que deve. Lembrando que sempre haverá um preço, e nada, absolutamente nada fica impune.
O grande passo eu já tive o privilegio de dar e não me arrepender, já cumpri a máxima da vida. Entre risos e lágrimas, em meio a um mar agitado, mesmo assim, nervoso como estava deitou-me na areia e devagar recuou. Mais uma vez o corpo inerte. Algumas horas ali, não me lembro de sentir o coração bater. Os olhos calmamente se abriram e viram um raio de sol, mais adiante um arco-íris com sua magia. Minhas pernas se movem. Nesse momento me dei conta que apesar de ter conhecido o mundo da imaginação, a facilidade de brincar com as letrinhas, de fazer o castelo imaginário dos sonhos.
O grande passo foi real, eu não estava sonhando, eu contei meus dias e vi que não tenho mais tempo.
E que esse maravilhoso tempo, foi muito generoso, realizei meus sonhos. Por um momento me vi entre o céu e o inferno, mas consegui desvendar o mistério.
Não desanime com o peso da cruz que carrega, é preciso seguir. Só cabe a você a decisão de acertar o alvo e descansar. Se alguém disse que seria fácil mentiu.
 Às vezes é necessário mergulhar na beleza da vida para suportar os dissabores que aparecem inesperadamente.
Mas é inevitável manter o foco para não se perder no caminho. 
Lembrando que parece simples, mas não é.
O grande passo tem que ser dado, no início parece um tiro no escuro. Mas no final vai sentir o delicioso sabor da realização.

Ouse quebrar a casca


Há momentos que o ser humano faz morada dentro de um casulo, com medo da vida, com medo de tudo. Claro que sentir um pouco de medo é bom, mas já é sabido que tudo em excesso é prejudicial.
Sempre vai haver fases difíceis, situações insuportáveis, nas quais preferimos dormir para não vermos. Mas é preciso lutar, acordar e entender que não vai adiantar prorrogar. Adiar decisões não vai eliminar os problemas.
Ouse quebrar a casca, a bolsa rompeu e você nasceu e tem parte da herança de tudo que contém neste mundo, mesmo que tente fugir, não conseguirá.
O mundo é cheio de enganos, então se deve vigiar a todo instante. Pode acontecer de se perder no caminho, mas o retorno só caberá a você.
Somente você será capaz de encontrar a saída. Por mais ajuda que tenha, coisa que você certamente terá. Mesmo que não acredite, todos tem um anjo da guarda, tão zeloso que não adormece momento algum.
Ouse quebrar a casca, seja forte o bastante para tentar. Como no ventre de sua mãe, foi guardado pelo tempo necessário.
Mas agora que já está crescido, por mais proteção que tenha, o primeiro passo é exclusivamente obrigação sua. É notável a inocência da criança, mal começa engatinhar e já quer ficar de pé e sem apoio, entende que às vezes é de suma importância olhar para trás e ver quantos perigos e obstáculos foi capaz de enfrentar. E vendo sua própria realidade, não vai acreditar que sobreviveu, pois é, você como eu, também é um sobrevivente.
Então, se levante, mesmo que no início precise de muletas, não se esqueça do sangue que corre nas suas veias, e das batidas do seu coração que desesperadamente espera ansioso que você ouse quebrar a casca e mostre ao mundo a que veio, pois tudo há uma razão de ser.
Claro que o mundo não vai facilitar sua caminhada, vai encontrar pedras na estrada, pisará em espinhos, mas também viverá dias de glórias.
Os seus olhos vão ver de tudo um pouco, mas a escolha é sua, vão te mostrar a facilidade de pegar atalhos, mas não falaram dos riscos, por isso é preciso ficar muito atento.
Ouse quebrar a casca, porém com cautela, o resultado final só depende de você.
O medo também dá o ar da graça, mas pode surgir como um bom aliado, às vezes te salvará de cair no abismo, por não ter desviado do trajeto devido ao medo que sentiu da escuridão.
A vida é assim, a todo o momento mostra que não há um homem mais forte que o outro, afinal o destino da viagem é único para todos.
Ouse quebrar a casca. Ganhando ou perdendo, o importante é viver. Acertando, errando, faça valer a pena.